R1 2011

19/04/2011 10:57

 

INSPERADA NO CONCEITO MotoGP

 

A YZF-R1 está intimamente ligada à nossa vitoriosa M1 de MotoGP. O seu inovador motor de 998 cc, com 4 cilindros em linha, utiliza uma cambota de planos cruzados com intervalos de ignição desiguais, que permite uma excelente linearidade em aceleração, transmitindo a sensação de que o punho do acelerador está directamente ligado à roda de trás.

O novo motor tem um funcionamento e um som mais suaves, emitindo um roncar inesquecível. Debitando até 182 cv e 115,5 Nm de binário, este motor inspirado no MotoGP é a unidade mais avançada que alguma vez equipou uma moto Supersport da Yamaha.

E graças ao novo quadro Deltabox, que possui um excelente equilíbrio em termos de rigidez, a nova R1 oferece uma resposta e um controlo excepcionais.

Desde 2009 a R1 é igual, com seu controverso motor “crossplane”, que promete entregar a potência e torque de forma mais linear, mas em troca, tem um som que não agrada a todos os ouvidos.

Equipada com um motor de 1000cc que gera até 190 cv de potência e 11kgf.m de torque, a moto atinge facilmente a velocidade de 300 km/h, e faz de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos. Com um detalhe: A primeira marcha vai até 148 km/h.

Para 2011, as novas cores são Black Raven (Preto), Candy Red (Cereja) e Yamaha Team (Azul e Branca).

 

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”
Cilindrada 998 cc
Potência máxima 179,3 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada)
Torque máximo 10,03 kgm.f @ 10.500 RPM
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica YCC-T e YCC-I
Tanque de combustível 18 litros
Eletrônica
Ignição Eletrônica transistorada
Partida Elétrica
Farois 12 V, 55/60W x2
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual, sequencial, 6 velocidades
Transmissão final Por corrente com O-Ring
Quadro
Tipo Deltabox em alumínio
Chassis
Comprimento 2.070 mm
Largura 713 mm
Altura 1.130 mm
Distância entre eixos 1.415 mm
Caster 24º
Altura do assento 833 mm
Peso seco 177 kg
Peso em ordem de marcha 206 kg
Capacidade máxima de carga 180 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno.
Traseira Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão.
Roda dianteira De liga leve, 17 polegadas
Roda traseira De liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 ZR17 M/C, sem câmara
Pneu traseiro 190/70 ZR17 M/C, sem câmara
Freio dianteiro Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente.
Freio traseiro Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão.
Cores Cereja (Candy Red), Preto (Raven Black) e Azul-Branca (Yamaha Team)