R1 2011
INSPERADA NO CONCEITO MotoGP
A YZF-R1 está intimamente ligada à nossa vitoriosa M1 de MotoGP. O seu inovador motor de 998 cc, com 4 cilindros em linha, utiliza uma cambota de planos cruzados com intervalos de ignição desiguais, que permite uma excelente linearidade em aceleração, transmitindo a sensação de que o punho do acelerador está directamente ligado à roda de trás.
O novo motor tem um funcionamento e um som mais suaves, emitindo um roncar inesquecível. Debitando até 182 cv e 115,5 Nm de binário, este motor inspirado no MotoGP é a unidade mais avançada que alguma vez equipou uma moto Supersport da Yamaha.
E graças ao novo quadro Deltabox, que possui um excelente equilíbrio em termos de rigidez, a nova R1 oferece uma resposta e um controlo excepcionais.
Desde 2009 a R1 é igual, com seu controverso motor “crossplane”, que promete entregar a potência e torque de forma mais linear, mas em troca, tem um som que não agrada a todos os ouvidos.
Equipada com um motor de 1000cc que gera até 190 cv de potência e 11kgf.m de torque, a moto atinge facilmente a velocidade de 300 km/h, e faz de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos. Com um detalhe: A primeira marcha vai até 148 km/h.
Para 2011, as novas cores são Black Raven (Preto), Candy Red (Cereja) e Yamaha Team (Azul e Branca).
Ficha técnica
Motor | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane” |
Cilindrada | 998 cc |
Potência máxima | 179,3 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada) |
Torque máximo | 10,03 kgm.f @ 10.500 RPM |
Combustível | |
Alimentação | Injeção Eletrônica YCC-T e YCC-I |
Tanque de combustível | 18 litros |
Eletrônica | |
Ignição | Eletrônica transistorada |
Partida | Elétrica |
Farois | 12 V, 55/60W x2 |
Transmissão | |
Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
Câmbio | Manual, sequencial, 6 velocidades |
Transmissão final | Por corrente com O-Ring |
Quadro | |
Tipo | Deltabox em alumínio |
Chassis | |
Comprimento | 2.070 mm |
Largura | 713 mm |
Altura | 1.130 mm |
Distância entre eixos | 1.415 mm |
Caster | 24º |
Altura do assento | 833 mm |
Peso seco | 177 kg |
Peso em ordem de marcha | 206 kg |
Capacidade máxima de carga | 180 kg |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno. |
Traseira | Amortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão. |
Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 M/C, sem câmara |
Pneu traseiro | 190/70 ZR17 M/C, sem câmara |
Freio dianteiro | Disco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente. |
Freio traseiro | Disco simples de 220mm com pinça de 1 pistão. |
Cores | Cereja (Candy Red), Preto (Raven Black) e Azul-Branca (Yamaha Team) |